Você sabe jogar boliche?

O que fazer antes de começar

Calçados

Antes de pegar na bola e começar a derrubar os pinos, é importante saber que o boliche não pode ser jogado com qualquer calçado. Normalmente são fornecidos sapatos de couro e sola especial para os jogadores, para garantir que ninguém escorregue, e também não deixe marcas na pista.

como jogar boliche

 

Escolhendo a bola adequada

Existem algumas bolas que são mais leves, outras mais pesadas. O ideal é procurar uma bola que tenha um peso confortável. Normalmente as bolas mais pesadas são indicadas para jogadores mais experientes. Pode estar indicado em cada bola o seu peso (em libras).

 

Calçado no pé, bola escolhida! Bora jogar!

 

E agora?

A maneira correta de segurar a bola de boliche é introduzir o dedo polegar no furo maior, e os dedos médio e anelar nos outros dois furos. A bola deve se ajustar de forma confortável à mão do jogador, para garantir que ela não irá cair antes e nem depois da hora. Deve-se apoiar a bola com a outra mão, até a hora do arremesso.

 

Área de arremesso

Sapato no pé, bola na mão, chegamos ao Approach! O Approach é a área de arremesso da pista de boliche, onde há um espaço para o jogador dar alguns passos antes de arremessar a bola.

Muito cuidado! Jamais se deve levar bebidas e comidas para essa área, pois como o piso é muito liso, qualquer sujeira na sola do sapato pode causar um acidente desagradável.

 

Pinos de boliche

Chegando na área de arremesso, lá na frente estarão os pinos de boliche. São 10 pinos com aproximadamente 38 cm de altura, pesando cerca de 1,5 kg cada um. Eles estarão dispostos em forma de triângulo, com uma distância média de 30,5 cm entre cada um. O pino da frente é chamado de pino 1.

 

Beleza, mas qual meu objetivo?

 

O objetivo do jogo de boliche é conseguir arremessar a bola em direção aos pinos, derrubar o maior número possível, e assim fazer a maior pontuação nas partidas. Cada partida consiste em dez jogadas, e em cada jogada o jogador terá direito a até dois arremessos.

 

E a pontuação?

Cada pino derrubado valerá um ponto. Caso todos os pinos sejam derrubados no primeiro arremesso, será um “strike”. Caso todos os pinos sejam derrubados novamente no segundo arremesso, chamamos de “spare”.

É possível fazer de zero pontos (quando nenhum pino é derrubado), até 300 pontos (quando houver 12 “strikes” consecutivos).

 

Canaletas

Nas laterais da pista, há as canaletas. Caso a bola seja arremessada muito longe do centro da pista, ela poderá cair nas canaletas, e não derrubará nenhum pino.

O jogador pode pedir para as canaletas serem fechadas, para evitar esse tipo de erro, especialmente quando são jogadores pouco experientes.

E aí, aprendeu tudo sobre o boliche? Agora você já pode vir praticar com a gente! Não importa a pontuação no final da partida, o importante é se divertir!

 

Quer continuar por dentro do mundo do boliche? É só assinar nossa newsletter!