Conheça a história do boliche

Todo mundo já jogou, ou pelo menos conhece o jogo de boliche, certo? Mas você já ouviu falar sobre a história desse entretenimento milenar?

Segundo o dicionário Houaiss, a origem da palavra boliche vem de um espanholismo, significando inicialmente uma casa onde se jogava com bolas e depois um tipo de jogo com bolas, fazendo referência (no século XVII) à uma cantina, geralmente militar, que era onde o proprietário ganhava o dinheiro de quem ali praticava o jogo de boliche.

Conta-se que o jogo foi evoluindo desde o Egito Antigo, pois há relatos de que um arqueólogo inglês, na década de 1930, encontrou espécies de pinos e bolas bem primitivos numa tumba egípcia de uma criança, datada de 3200 a.C.

Na Polinésia também havia um antigo jogo de arremesso de bolas chamado “ula maika” e que também é considerado como uma das origens do boliche. Segundo historiadores, trata-se de um dos mais antigos esportes de bolas arremessadas, sendo considerado um irmão do jogo de bocha.

No século XIV, surgiu na Inglaterra um jogo de boliche na grama, em que o objetivo era colocar a bola o mais perto possível do alvo, mas sem derrubá-lo.

A popularidade do jogo chegou a tal ponto, que na Inglaterra, em 1366, o Rei Eduardo III chegou a proibir a sua prática, pois temia que o esporte superasse o arco e flecha, que tinha maior importância militar. A proibição fazia referência a um jogo de 9 pinos, o que acabou obrigando os ingleses a reinventar o esporte, dessa vez com 10 pinos.

historia do boliche

 

O primeiro regulamento conhecido do boliche data do século XIII e era intitulado Renner, tendo sido elaborado pelo alemão Hugo Von Trimberg.

Há uma outra versão sobre o surgimento do boliche, que diz que o jogo teria surgido por volta do século IV ou V, na Alemanha e teria uma conotação religiosa, sendo jogado com 9 pinos em forma de losango. Conta-se que Martinho Lutero teria mandado construir uma pista particular em sua casa, de tanto que gostava do jogo.

Há também outras fontes que afirmam que o boliche era o esporte jogado entre os Césares em Roma, na Alemanha e na Holanda e que da Holanda, os imigrantes teriam levado esse jogo para os Estados Unidos, de onde essa prática se proliferou, no início do século XX, e posteriormente foi se expandindo, se tornando conhecida em todo o mundo.

 

história do boliche

E aí, você curte jogar boliche também? Ou nunca jogou, e quer aprender? O Pizza Bowling tem a estrutura ideal para você, vem jogar com a gente!

 

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba novidades e promoções em primeira mão.

história do boliche